segunda-feira, 29 de março de 2010

Informe da Plenária do Movimento em Defesa da Odontologia da Paraíba – 27/03/2010.

O Movimento em defesa da Odontologia da Paraíba reuniu-se mais uma vez no sábado dia 27 de Março no Sindicato dos Bancários contando com a presença de diversos companheiros de vários setores da saúde no Estado da Paraíba, onde neste momento pôde-se produzir análise do atual cenário de atuação dos CRO’s em alguns estados brasileiros, confrontando-se com a atuação do CRO PB.
Assim, identificou-se a partir de apresentação dos sites dos CRO’s de Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo a elevada preocupação dos mesmos com a transparência dos gastos; transparência nos processos de fiscalização; publicação de notícias relacionadas ao cenário político da área; intervenções e debates na Saúde Pública; Anúncios em defesa da qualidade do serviço público odontológico, bem como de orientações para cobrar-se dos Vereadores e Prefeitos e por fim o anúncio do edital de eleições para os mesmos CRO’s.
Informamos aos companheiros que nenhumas destas características foram identificadas no site do CRO PB, tendo em vista que o mesmo apresenta elevada exposição de fotos e imagens durante momentos de festas e eventos sociais, os quais a Diretoria vem participando. Portanto, o contexto de ausência de representatividade é bastante visível, uma vez que transparência pública e idéias que fortaleçam o debate político da categoria não são prioridades.
Em seguida, realizou-se análise da força que o movimento vem ganhando nos últimos dias, com anúncio de apoios e grande motivação, inclusive de companheiros de outros estados, inclusive Dirigentes de CRO’s. No momento obtive-se adesão de novos companheiros que a partir da divulgação integraram-se ao movimento e estão participando ativamente da construção.
Nas plenárias do dia 20 e 27 de março, cerca de 20 companheiros se propuseram a estar fazendo parte da chapa de oposição, dentre eles companheiros que já estavam em outras movimentações também de oposição, e visando este objetivo, a plenária, por unanimidade, autorizou e aprovou a realização de uma reunião no dia seguinte (domingo, 28/03/2010). “Lamentavelmente, a ausência dos companheiros e o teor das suas justificativas, confirmaram a inviabilidade de composição por uma frente única de oposição”.
O número reduzido de fiscais no CRO – PB é um fato muito criticado pela plenária, sabendo que em todos os municípios esta intervenção é bastante prejudicada e na grande maioria dos casos nunca é feita.
Houve registro do real papel do CRO na formação de profissionais da categoria
Todos os enfrentamentos necessários para a mudança do atual cenário foram muito bem explicitados por todos que produziram falas naquele dia, salientando-se que o Companheiro Danilson da Cruz, apresenta no momento todos os requisitos para produzi-los, além de poder conduzir a gestão do CRO para um processo com mais autonomia e democracia.

2 comentários:

Danilson da Cruz disse...

Olá tod@s,

Agradeço pela confiança dos vários companheiros e companheiras que depositam em mim a possibilidade de fazer parte desta representação e participação junto ao CRO-PB.

Continuemos a luta, a caminhada é cheia de desafios. Contamos com o empenho de cada um e cada uma que se preocupam com o presente, com o futuro e não desejam mais a perpetuação do passado como representação.

Abraços!!

Tatiana disse...

Parabéns pela mobilizacão... as denuncias aqui citadas são muito graves e somente uma categoria organizada poderá superar todas estas dificuldades. Vocês tem o meu apoio aqui em Goiás.
Vou divulgar o Blog de voces no meu blog.

Abracos

Tatiana